Diferença entre Cartuchos Originais, Compatíveis e Remanufaturados

É comum ter dúvidas sobre a diferença entre cartuchos originais, compatíveis e remanufaturados, e não é para menos o interesse, a variação do preço dentre eles é grande.

Desde já, podemos adiantar, a “crença” de que cartuchos compatíveis são ruins está errada, pelo contrário, há muitos melhores até mesmo que os originais.

Confira a diferença e vantagens de cada um desses tipos de cartuchos:

Cartuchos Originais: Vantagens e desvantagens

Os cartuchos originais são desenvolvidos e fabricados pela própria marca fabricante da impressora.

A vantagem dos cartuchos originais é a compatibilidade, normalmente não se tem problemas, bem como a credibilidade do fabricante.

Contudo, o preço costuma ser um dos problemas, em média 3 a 5 vezes maior do que os cartuchos compatíveis.

Outro ponto negativo é o “tamanho” ou rendimento desses cartuchos originais. Normalmente o espaço/espumas internas absorvem e aceitam menos mls de tinta, consequentemente, imprimem menos.

Cartuchos Remanufaturados: O que é, vantagens e desvantagens

Quando a tinta do cartucho original termina e é realizada a recarga chamamos de cartucho remanufaturado, pois foi reutilizado. Também, há casos em que se utiliza a carcaça do cartucho original e se coloca mais espuma para aumentar a quantidade de tinta interna.

A vantagem dos cartuchos remanufaturados é que recarregar, seja com tinta original ou outra compatível de qualidade, é mais barato do que comprar um novo cartucho.

Como desvantagens podemos citar:

  • Normalmente a quantidade de tinta é menor ou semelhante ao cartucho original. O processo de expansão com espumas nem sempre é viável ou o profissional deseja realizar.
  • As marcas estão cada vez mais inclinadas em inserir sistemas de proteção para evitar que seus cartuchos sejam recarregados, o que impede a reutilização.

Cartuchos Compatíveis: O que é, vantagens e desvantagens

São cartuchos novos fabricados por outra empresa que não a fabricante da impressora.

Há cartuchos compatíveis de altíssima qualidade, melhores que os originais inclusive, e também de baixa qualidade, por isso é preciso saber quais e de quem comprar.

Caso procure por cartuchos compatíveis de qualidade veja as sugestões.

Os cartuchos de tinta compatíveis são bem baratos se comparados aos originais, costumam ter o reservatório maior e representar rendimento de impressões superior (desde que as tintas para impressão sejam de qualidade).

Também, quando os cartuchos são de qualidade, a compatibilidade é perfeita, a impressora não acusará quaisquer erros ou deixará de imprimir.

Aqui na Top Recargas, por exemplo, fornecemos garantia de que, em caso de falhas ou não compatibilidade, devolvemos o dinheiro do cliente, pois conhecemos a qualidade dos nossos produtos e testamos a compatibilidade de cada modelo antes de disponibilizar para os clientes.

A desvantagem dos cartuchos compatíveis é a grande variedade existente no mercado e a baixa qualidade de alguns fabricantes, por isso é preciso comprar de quem possua credibilidade no mercado.

Dúvidas sobre o cartucho ideal para você? Entre em contato pelo tira dúvidas. Deixe seu comentário!

Deixe um comentário